domingo, abril 15, 2007
Por quê fazemos promessas?
Essa é a pergunta que eu me fiz ultimamente...Li uma matéria, sobre vestibular que abordava esse assunto (promessas). Ok, eu também já fiz várias promessas, não posso julgar ninguém, e de todos os tipos e com todas as formas de serem pagas....Fui um desses pagadores de promessas(?). Mas não é por isso que eu fiquei reflexivo a semana inteira, foi justamente por nunca ter conseguido nada do que que queria com as promessas, ou alguém vai me confidenciar que já conseguiu??
Das mais básicas, como parar de comer e emagrecer, até aquelas que envolvem distribuir sacos de doces no dia de São Cosme e Damião.
Óbvio, que você já se enquadrou na história, todo mundo fez isso.
Vamos refletir, com um exemplo de umas das minhas promessas. A infalível promessa para se dar bem na prova de matemática......Eu prometia tudo para tirar uma boa nota na prova, jurava que jamais brigaria com aminha mãe, com a minha irmã, que pararia de comer doce, que daria 20 voltas no Maracanã, faria 5 gols no clássico da pelada,como se o santo estivesse preocupado com meus 5 gols, que eram mais um prazer para mim, do que uma punição, por não estar preparado adequadamente e receber a ajuda dos céus, enfim, tudo...vivia rezando, com santinho na mão e etc....
Pois bem, nunca consegui me dar em nenhuma prova que eu fiz essas porras de promessas, e sabe por quê? Por quê eu nunca fazia o mais simples, que era estudar, estar preparado para me dar bem na prova, lógico que com o resultado pívio nas notas eu me revoltava com o santo, com a igreja, com tudo.....e jamais comigo mesmo.
Refletindo sobre esses bizarros atos, isso mesmo no plural, pois eu insistia fazer várias promessas, até conquistar a mulher maravilhosa do curso de inglês, que nunca notava a minha presença eu já fiz.
Imaginemos o santo ouvindo às minhas preces, os meus pedidos e já me conhecendo, sabendo que eu não havia feito o básico, que era estudar, ser educado e outras mil coisas...e sabedor que eu, na realidade, não faria o prometido......haveria alguma chance de ele me dar alguma ajuda divina??? Nunca, né.
Imaginem outra cena bizarra e hilária.............Final do campeonato de futebol do morro da truviola...Arranca toco versus Tribobó dos três coquinhos...clássico local. De um lado o goleiro do Arranca-toca, Juninho, ótimo filho, bom goleiro, amigo de todos , mas em péssima fase, do outro, o artilheiro do Tribobó, Perninha, moleque travesso, bom de bola, malandro, quase um marginal.
Juninho rezou e pediu para o santo dos goleiros milagrosos, que não falhasse em nenhum gol, se o santo pudesse impedir qualquer gol, melhor ainda, se conseguisse, Juninho seria melhor do que foi nesse ano, com todos, na família, no colégio e etc .......Do outro lado, Perninha, vai para o canto do vestiário e pede ao mesmo santo para ele ajudá-lo não aparecendo no jogo, facilitando a vida dele, como centroavante e artilheiro, ficando em casa, assistindo ao Faustão....que se conseguisse ser o herói do jogo, Perninha mudaria completamente, seria um menino exemplar no morro.
E agora....o que o santo faz?
Nada. Quem tem que fazer, realmente, são Juninho e Perninha e não o santo.
E se eu fosse ele ficava em casa mesmo...e quem tivesse feito o dever de casa, se esforçado mais para vencer que saisse campeão, ora bolas....
Mas para alegria de todos foi empate...0 a 0...Domingo que vem tem o próximo jogo.
.....É assim que temos que fazer....trabalhar, nos esforçarmos, dedicação, empenho...como dissem no mundo publicitário...tudo na vida é 90% transpiração e 10% inspiração.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Caraca... me encaixei em 98% desse post...
Já me peguei fazendo promessa no meio do jogo de handball da 3ª série... hauhuahauhauuahua... "Se o meu time ganhar eu juro que vou ser uma boa menina"... e o jogo comendo solto... huahuha
Ah! ¬¬ Eu não preciso de um namorado... eu estava retratando a atitude de outras pessoas =P
Beijinhos tio
Postar um comentário